Festas populares

Bumba-meu-boi

Bumba-meu-boi
Ocorre em todo o Nordeste com variações significativas de nome, adereços, músicas, ritmo, dança... Mas o enredo é sempre o mesmo: Catirina grávida deseja comer a língua do boi do Capitão. O Estado do Maranhão é quem se destaca nessa manifestação folclórica.Existem mais de 200 bumbas-meu-boi distribuídos nos sotaques (tipos) de orquestra, matraca, pandeirão, zabumba e costa de mão. O Estado do Maranhão exportou essa brincadeira para o Estado do Amazonas que com o processo de aculturação transformo-se no boi bumbá. Dessa forma,segundo pesquisas a origem do boi bumbá é do bumba-meu-boi do Maranhão.



Bloco-Afro Ilê Aiyê em Salvador
Recife, Olinda e Salvador atraem milhões de pessoas nesse período. A capital pernambucana está no livro dos recordes Guinness por ter o maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada. Em Salvador a festividade fica por conta dos trios elétricos que percorrem a cidade.
Em João Pessoa, curiosamente o carnaval é comemorado uma semana antes da data convencional, tanto que os pessoenses não falam em quarta-feira de cinzas, mas sim em quarta-feira de fogo.



Cavalo Piancó


É original do município de Amarante (PI). Os negros da beira do rio Canindé, para afugentar o sono nas noites de luar, costumam dançar imitando o trote de um cavalo manco. Cavalheiros e damas, aos pares, formam um círculo e vão trotando alegremente, ora bem compassado, batendo firme no chão, com o pé esquerdo, ora apressado, sempre trocando os pares.



Festas juninas

Fogueira de São João.
O São João é sem dúvida o festejo mais comum na região oriundo de Campina Grande e Caruaru disputam o título de maior São João do mundo, em ambas as cidades os festejos duram o mês de junho inteiro. Outras cidades como Aracaju, Juazeiro do Norte, Mossoró,Teresina e Patos possuem comemorações mais modestas (cerca de quinze dias), e disputam o título de terceira maior festa. Os fogos são uma das principais atrações, os mais conhecidos são a Estrelinha, o Marcianito e os fogos de Artifício. Além dos devários fogos temos a dança, como a Quadrilha e o Forró.